O homem precisa de outros deveres

[Trecho do livro “Conversa na Sicília”, de Elio Vittorini]

Messina Italia - antiga Depois o Grande Lombardo falou de si mesmo, vinha de Messina, aonde fora consultar um especialista por causa de uma doença complicada que tinha nos rins, e voltava para casa, em Leonforte, era de Leonforte, no Val Demone, entre Enna e Nicósia; era um dono de terras, tinha três belas filhas mulheres, disse bem assim, três belas filhas mulheres, e tinha um cavalo e montado nele andava por suas terras, e então acreditava, tão garboso e altivo era o cavalo, ser um rei, mas não lhe parecia que isso fosse o bastante, acreditar-se um rei quando montava o cavalo; queria ter um outro conhecimento, assim disse, queria ter um outro conhecimento, e sentir-se diferente, com algo novo na alma, daria tudo que possuía, e o cavalo também, as terras, para sentir-se mais em paz com os homens, como um deles, assim disse, como um que não tem nada de que se reprovar.

“Não que eu tenha qualquer coisa pessoal de que me reprovar”, disse. “Absolutamente nada. E nem sequer falo no sentido cristão… Mas não pareço estar em paz com os homens.”

Queria ter uma consciência limpa, assim disse, limpa, e que o chamassem para cumprir outros deveres, não só os habituais, outros, novos deveres, e mais elevados, para com os homens, porque cumprir os costumeiros não trazia satisfação alguma e ficava como se não tivesse feito nada, descontente consigo mesmo, desiludido.

“Creio que o homem está maduro para algo mais”, disse. “Não somente para não roubar, não matar etc., e para ser um bom cidadão… Creio que está maduro para outras coisas, para novos, outros deveres. É isso que sentimos, creio eu, a falta de outros deveres, outras coisas, a cumprir… Coisas a fazer para nossa consciência com um novo propósito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: