Uma nostalgia: a secretária eletrônica

Em nenhuma das minhas projeções sobre a vida adulta, imaginei viver sem uma secretária eletrônica. Me preparei a vida inteira para anunciar desculpas bem-humoradas de ausência e pedir recados gravados após o bip. É difícil demais acreditar na obsolescência do aparelho eletrônico dos meus sonhos, sabe?

Por mais que você não seja um grande fã de antigas tecnologias, há de concordar que é impossível resistir ao charme provocado por um mundo que enfileirava pacientemente mensagens de áudio de maneira cronológica com a intenção de que fossem ouvidas todas de uma vez, ao fim do dia. De preferência, enquanto estivesse despindo-se de um par de meias – que mundo perfeito!

A verdade é que as secretárias eletrônicas nos proporcionavam um relacionamento muito mais saudável com o tempo. A vida também ficava infinitamente mais objetiva já que havia um limite máximo de segundos para deixar um recado. Era necessário comprimir em poucas palavras grandes notícias, xingamentos veementes, declarações de amor ou ofertas de emprego. É fácil de entender o meu ressentimento, não acham?

Mas o mundo mudou. Escrevo esse texto enquanto meu celular apita em sequência, uma, duas, três vezes. Não era para apitar para quem fosse deixar a mensagem? Quem quiser falar que se irrite, minha gente! Veja bem: eu vou ter que interromper esse raciocínio porque devo responder algo que poderia tranquilamente ser resolvido amanhã.

Enquanto isso, o meu futuro ideal segue empoeirado em uma loja de bugigangas antigas ao lado de um gravador de fita e, provavelmente, de um walkman. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s